Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Prefeitura de Alagoinhas encerra 4º mutirão de Combate à Dengue com balanço positivo de ações e mais de 10 localidades contempladas
13/01/2020 18:12 em Novidades

Sucesso em realização e envolvimento da comunidade, o 4° Mutirão de Combate à Dengue, realizado através de uma parceria entre Prefeitura e associações comunitárias, foi encerrado no domingo (12), com balanço positivo de ações, homenagem às associações pelo desempenho significativo e planejamento para 2020.

Os números refletem o trabalho efetivo em mais de 10 localidades do município; as ações de conscientização, visitas domiciliares, limpeza, inspeção de terrenos e coleta de materiais somaram 97 toneladas de lixo recolhidos através dos mutirões realizados no último ano, em Alagoinhas. Em estatísticas de redução dos criadouros do mosquito, o resultado da operação conjunta foi positivo: o último Levantamento Rápido (LIRAa) de 2019 apontou para uma queda significativa do Índice de Infestação Predial, que saiu da casa de 5.6 para 2.2, na cidade, acompanhado da redução dos depósitos tipo 2, ou seja, aqueles que representam lixo e resíduos. Isso significa que a cidade saiu da zona vermelha de alto risco e avança, com um trabalho intensivo de combate à Dengue nos bairros.

Reunidas no último domingo (12), em encerramento das etapas do 4° Mutirão e planejamento para este ano, as associações de moradores, que tiveram um papel fundamental nas ações realizadas, foram homenageadas pela Secretaria Municipal de Saúde. “Os resultados significativos que temos alcançado são reflexo do trabalho de profissionais que vestiram a camisa e também da comunidade, que se envolveu completamente. É um momento de compartilhamento dos números positivos, de diálogo, de satisfação pelo trabalho realizado, de planejamento, mas também de reconhecimento pelo envolvimento das comunidades, sem as quais não seria possível realizar estas ações”, afirmou a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, que salientou o comprometimento do prefeito Joaquim Neto e da gestão municipal com as ações de combate à Dengue. Segundo a gestora da pasta, as ações serão ampliadas, este ano, com a realização de novos mutirões.

Histórico
Idealizados, em Alagoinhas, pela Associação de Moradores da comunidade de Nova Brasília, os mutirões, que contaram com a adesão das associações do Pedro Braga, Teresópolis, Avenida da Leste, Urbis III, Rua do Catu, Urupiara, Brisas do Catu, Mãe Cirila, Parque São Francisco e Barreiro, ganharam uma nova dimensão no último ano, com o apoio total da Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, de Infraestrutura, Serviços Públicos e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

As ações, que aconteciam em etapas anteriores em forma de gincana, em organização das próprias associações de moradores, ganharam novo formato quando a gestão Joaquim Neto abraçou a iniciativa, e os resultados da ação foram efetivos para a redução de criadouros do mosquito.

Segundo o vice-presidente da associação de moradores de Nova Brasília, José Carlos, popularmente conhecido como “Neném Capenga”, a união entre moradores e poder público trouxe novas perspectivas de avanço ao combate à Dengue no município. Segundo ele, desde 2008 moradores de Nova Brasília buscavam a mobilização. O vice-presidente elogiou o trabalho da secretária Rosania Rabelo, que foi presenteada pelas associações de bairro. “Temos hoje o apoio total da prefeitura, como nunca tivemos antes,  principalmente da Secretaria de Saúde”, relatou José Carlos. De acordo com Rosania Rabelo, “a proposta agora é expandir para os 4 cantos da cidade as ações de cuidado e combate à Dengue”.

Secom Alagoinhas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!