Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
A vitória de Bolsonaro sobre Lula no 1º round das eleições 2022
05/04/2022 13:04 em Politica

“Conquistar a Europa, a Oceania e mais um continente”. “Invadir 18 territórios e ocupar cada um deles com pelo menos dois agrupamentos”. “Destruir totalmente os exércitos amarelos”.

 

Esses são alguns dos objetivos a serem alcançados pelos participantes de War, o jogo de tabuleiro que os amigos Gerald, Roberto, Oded e Waldir trouxeram para o Brasil em 1972 e que se tornou o carro-chefe para a criação da fabricante de brinquedos Grow (cujo nome é formado pelas iniciais dos criadores da empresa).

As dinâmicas do jogo que marcou gerações servem para ilustrar as estratégias da disputa eleitoral deste ano.

De um lado, temos o aspecto territorial. Nas últimas décadas se desenhou com forte nitidez uma divisão do país entre o Nordeste petista e a grande faixa que segue a expansão da fronteira do agronegócio do Sul ao Centro-Oeste e Norte, conquistada por candidatos mais conservadores - a princípio os tucanos e, desde 2018, Bolsonaro.

Também há a força política em determinadas regiões. São Paulo é uma fortaleza dos caciques do PSDB, assim como muitos Estados são dominados ou sofrem forte influência de poderosas famílias, como os Arraes/Campos em Pernambuco, os Magalhães na Bahia, os Gomes no Ceará e os Barbalho no Pará.

E por fim é preciso ter combatentes. Militância e estrutura de base (vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais), acrescidos dos soldados das redes sociais, são determinantes para aumentar as chances de vitória de qualquer candidato.

O exército vermelho do PT e as tropas bolsonaristas, agora ampliadas pelas forças do Centrão, estão preparados para um embate de proporções nucleares.

Neste final de semana terminaram os prazos para migrações partidárias, filiações, mudanças de endereço eleitoral e desincompatibilizações de autoridades que pretendem disputar cargos em outubro.

Os números provisórios publicados até agora demonstram que, nesta primeira rodada do War eleitoral de 2022, Jair Bolsonaro claramente avançou suas peças de modo muito mais organizado e estratégico do que a de seus adversários à Presidência.

Conforme amplamente noticiado, o PL de Bolsonaro foi o grande vencedor da janela partidária, tornando-se a principal bancada no Congresso Nacional. Ainda que boa parte desse movimento tenha se dado por parte de deputados e senadores eleitos pelo PSL em 2018, os lances de Bolsonaro foram muito mais ambiciosos.

Analisando o vai-e-vem dos parlamentares, houve uma maciça atração para o PL (com o Republicanos e o PP lhe dando retaguarda) de políticos que estavam dispersos entre partidos médios e pequenos como PTB, Solidariedade, Patriotas, Podemos, Pros, etc. Isso significa que o Centrão avança neste ano como um comando unido em torno de Bolsonaro, e não disperso em várias unidades mercenárias, tática comum no passado.

Com as forças da terceira via perdidas no tiroteio entre Bolsonaro e Lula, desnorteadas pelo fogo amigo numa disputa fratricida pelo poder, o presidente também atraiu desertores do PSDB, MDB, do antigo DEM e do PSD.

Isso fica bem evidente no campo de batalha das Assembleias estaduais. O PL de Bolsonaro, que já era o maior partido no Rio de Janeiro, ocupou esse posto também em São Paulo e ampliou sua base em Minas Gerais.

Nas Assembleias Legislativas do Sul, Centro-Oeste e Norte, as forças do bloco PL-PP-Republicanos ampliaram suas bancadas e se tornaram dominantes em praticamente todos os Estados.

Essa tática de fincar posições em sua área de influência ainda ganha o reforço da munição de governadores de outros partidos em busca de reeleição - como Ratinho Júnior (PSD-PR), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Mauro Mendes (União Brasil-MT) e Wilson Lima (União Brasil-AM) - e de candidaturas em ascensão, como Tarcísio Freitas (SP) e Onyx Lorenzoni (RS).

Pelo lado lulista, ao contrário, não se viu nenhuma movimentação digna de nota além da adesão de Geraldo Alckmin à posição de vice na chapa do PT à Presidência.

A conversão do ex-tucano provocou muito barulho, mas ainda pouco calor na campanha de Lula. A filiação de Alckmin ao PSB, além de não ter garantido a celebração de uma federação com o PT, não atraiu outros políticos centristas de peso para o campo da esquerda e tampouco pacificou disputas em regiões como São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

As manobras das tropas no último mês indicam que os lulistas ainda não conseguiram furar a bolha da esquerda (PT, PC do B, PV, Psol, Rede e PSB). A prometida guinada para o centro e a criação de uma frente de amplo espectro contra Bolsonaro até agora só ficou no discurso.

Aparentemente paralisado por um sentimento de “já ganhou”, o PT parece mais interessado em apostar suas fichas numa velha obsessão: conquistar o Estado de São Paulo dos tucanos.

Durante a janela partidária, o PT ficou praticamente do mesmo tamanho na Câmara e no Senado. Nas Assembleias Estaduais, o partido não avançou quase nada nos territórios bolsonaristas, e só se reforçou mesmo em Estados onde a esquerda já domina, como Piauí, Maranhão, Ceará e Bahia.

O risco da estratégia petista (aliás, Risk é o nome original do jogo que no Brasil virou War) é acreditar que sua posição no Nordeste é inabalável. A inabilidade do partido em manter alianças pode não apenas lhe custar a Bahia para o União Brasil de ACM Neto, mas resultar em prejuízos nos demais Estados.

No perde-e-ganha das migrações entre os deputados estaduais, que estão no front da guerra eleitoral, chamou a atenção o crescimento da bancada do PSDB no Rio Grande do Norte, do Republicanos na Paraíba e do União Brasil do bolsonarista Capitão Wagner no Ceará. Sem falar a quebra de unidade no palanque de Lula em Pernambuco, com a saída de Marília Arraes do PT.

Ciro Nogueira, o principal estrategista das jogadas do presidente, já anunciou que o Nordeste é uma batalha perdida para Bolsonaro. Mas ao infiltrar aliados nos domínios do exército vermelho, os bolsonaristas buscam minimizar os danos e faturar alguns pontos percentuais que podem ser decisivos no final.

O tabuleiro já está montado e as peças já se distribuem no campo de batalha. Com as velhas raposas do Centrão lançando os dados, é bom não menosprezar as chances de Bolsonaro.

 

Valor Economico

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!